quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Arrependimento e remorso



O texto a seguir foi postado por um anônimo em meu blog:


Arrependimento e remorso, duas palavras que se confundem, mas que expressam sentimentos opostos.

Enquanto o arrependimento leva a atitudes positivas de renovação interior, o remorso gera atitudes negativas de condenação a si próprio.

Se o arrependimento induz à busca de mudança de atitudes e correção do próprio erro, o remorso cria na alma sentimentos de revolta, de culpa, de amargura, de anular-se interiormente.

Se o arrependimento leva a um crescimento interior pela fé que o inspira, o remorso leva à negação de si próprio pela falta de fé que lhe traria força e coragem para uma busca de renovação.

Pelo arrependimento, o homem aprende a não mais cometer o mesmo erro. Pelo remorso, ele se entrega a situações de desespero, que podem levá-lo à depressão, à loucura ou até mesmo a atentar contra a própria vida.

O arrependimento gera satisfação na alma ao reconhecer em si mesmo as imperfeições de que todos os seres humanos são suscetíveis, mas com a certeza de que poderá melhorar. Pelo remorso, porém, o homem nada percebe além da sua própria dor. (Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto)

Prezado colega anônimo, obrigada pela belíssima mensagem! No meu caso, ficou algum arrependimento sim ... mas logo passa!

4 comentários:

Jou Jou Balangandã disse...

Estou com um pouco de gripe (ao que tudo indica não é a suina, pois ainda não tive febre), portanto, pode ser que ande meio sumida, pois meu corpo pede descanso.

Saulo Prado disse...

Ola tudo bem! Venho para te agradecer pela sua visita e seu comentário, em Meu Mundo Quadrado; e te dizer que será uma honra ver um de meus projetos de poema neste seu lindo blog, fique a vontade pode postar o poema que você quiser...

Beijos e paz!!!

Selena Sartorelo disse...

Olá Jou...E eu, cheguei aqui atráves de você e gostei do que encontrei!!!!!

beijos,

Jou Jou Balangandã disse...

Selena e Saulo, bem vindos! É um prazer ter vcs por aqui.