sábado, 24 de outubro de 2009

O poder das cores

Filha de decoradora de interiores com engenheiro, cresci no meio de mostruarios de cores para paredes.
Tinha tudo pra ter feito arquitetura, mas seguindo suplicas de momi, que mesmo no auge da carreira sempre a achou desgastante por demais, acabei optando pelo direito.
Meio que como um hábito de infância, sempre curti folhear as revistas de decoração, visitar feiras sobre o assunto e tal. Recentemente, com a proximidade da minha casa nova, tenho lido bastante sobre o feng shui. Afinal, a cor de um ambiente não é apenas uma questão de decoração, mas também de energia. Segue uma reportagem bacana sobre as cores no ambiente que encontrei no site do Terra:

Branco
Feng Shui: é uma cor neutra e muito usada em qualquer ambiente. Ela representa o elemento metal. Cuidado com excesso, pois passa uma sensação de infinito, frieza, vazio, esterilidade e hostilidade
Decoração: traz a sensação de claridade, paz, calma, tranquilidade e limpeza. Mas também de frieza, tristeza e solidão. O branco é muito usado para dar amplitude em ambientes pequenos e apertados.
Preto
Feng Shui: representa o elemento água. Deve-se ter cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia, opressão e depressão. Lembrar luto, perdas e tristeza.
Decoração: cuidado com o uso desta cor. Ela pode chocar e agradar, dependendo do uso. Pode ser poderosa ou depressiva. Pode ser chique ou brega. Mais indicada para fazer contrastes, principalmente com o branco.
Verde
Feng Shui: representa o elemento madeira. Acalma as pessoas agitadas e angustiadas. Significa esperança e satisfação. Pode ser usada nos banheiros para elevar a energia deste local.
Decoração: traz alegria e vida. O verde escuro se destaca no ambiente. O verde claro é mais sóbrio e aconchegante.
Lilás/Violeta
Feng Shui: tonalidade ligada à espiritualidade. Boa para meditar e tranquilizar. Acalma o coração, a mente e os nervos. Mas, em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
Decoração: se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta tonalidade.
Laranja
Feng Shui: cor do intelecto e da mente. Estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Ótima para sala de visitas, de jantar e cozinha. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras e aumento do apetite.
Decoração: lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, à brincadeiras e aos doces. É muito usada em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Na sala de jantar, pode ser aplicada em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego).
Vermelho
Feng Shui: símbolo do elemento fogo. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. No quarto do casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
Decoração: cuidado na hora de aplicar esta cor nos ambientes. Ela é muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exotismo. Em demasia, pode ser vulgar.
Azul
Feng Shui: acalma as pessoas quando aplicada em um ambiente. Mas o excesso de azul pode provocar sono e tristezas. Está associada ao elemento água.
Decoração: pode ser aplicada em grandes áreas sem tornar-se cansativa. Mesmo assim, aconselha-se combinar com outras cores para evitar a monotonia. Tons escuros transmitem autoridade e poder.
Amarelo
Feng Shui: a cor da luz. Estimula o intelecto, estudos, comunicação e abre o apetite. Ilumina ambientes escuros. Em excesso, provoca muita conversa, pensamentos acelerados e preocupações
Decoração: é muito usada para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço.
Rosa
Feng Shui: é usada para ativar o setor do amor. Ótima cor para quarto do casal e o quarto de meninas.
Decoração: resgata a ideia de delicadeza, paz e amor. Em tons claros traz serenidade e romance. Tons escuros remetem a fortes paixões.
Bege/Creme
Feng Shui: está ligada ao elemento terra. Passa a imagem de segurança, estabilidade e serenidade. Clareia os ambientes.
Decoração: cores neutras e que são muito usadas para substituir o branco. Carregam referências de aconchego, elegância e estabilidade. Acalmam e estimulam as ideias.
Marrom/Terracota
Feng Shui: cores ligadas ao elemento terra. Assim com o bege e creme, transmitem segurança, estabilidade e serenidade. Tons muito fortes podem deixar os ambientes pequenos e sufocantes.
Decoração: os tons claros ampliam os ambientes e remetem à natureza. Tons escuros passam ideia de força e se destacam no ambiente.
Dourado/Prata
Feng Shui: cores associada ao elemento Metal. O Dourado é considerado quente e remete à riqueza. O Prata pode ser considerado uma cor fria e remete ao sucesso.
Decoração: requinte, glamour e riqueza. Ajuda a criar uma imagem de poder e bom gosto. Mas é preciso ter cuidado, é preciso usar essas cores com destreza.

3 comentários:

Dai disse...

Humm..me senti no primeiro período de design..
As cores realmente fazem toda a diferença em um ambiente e é muito importante saber dosar suas quantidades em relação ao ambiente e que sensação quer transmitir.
As pessoas podem achar bobagem, mas a colortecnia está presente em todas as áreas: na moda, na arquitetura de interiores e até nas curas e terapias espirituais.

Ameeei demais o post...me senti em casa..

Beijinhos..ótimo sábado pra voce.

Luciano Braz disse...

que linda foto menina

Tbém amo a diversidade e cores ...
estudei um tempo sobre o poder delas e sou apaixonado pelo assunto .

Parabéns pela postagem viu...


Super semaninha pra ti mocinha

Fuiii...



Luciano Braz

Jou Jou Balangandã disse...

Lu e Dai, muito obrigada por passarem por aqui e por tirarem uns minutinhos e registrarem a presença.

Dai, será que foi tão primário assim o post? Mostrei pra minha mãe, que tem anos de estrada, boa clientela, e ela achou interessante, sobretudo as informações sobre o feng shui ... mas mãe é sempre suspeita, não é mesmo?