quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Viva São Judas Tadeu

O final de semana foi mais que perfeito, com amigos no sábado e família no domingo. Estivemos quase todos em São Sebastião das Águas Claras, na casa do meu irmão, onde assamos uma carninha. A chuva não atrapalhou. Pra fechar com chave de ouro, meu time bateu um timinho de maricas em um clássico. Meu Galo continua valente, o que me deixa orgulhosa. Não fui a missa, mas antes de dormi agradeci muito pelo tanto que tenho ... familia, amigos, todos saudáveis, todos progredindo. Não tem preço!

Hoje é dia de São Judas Tadeu. Quem me conhece sabe que não sou de ir a missa, nem fazer promessas, mas tenho muita fé. Acordei cedo e fui ao santuário. Missa lotada! Agradeci muito pelo tanto que tenho, pelos dias maravilhosos que tenho vivido, e pedi ajuda e luz em caminhos que necessito. Sai de lá me sentindo bem. Cheguei em casa e recebi uma boa notícia, já sinalizando coisas boas no meu caminho ... coincidência? Que bobagem, isso não existe!






Oração a São Judas:

São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios.
Rogai por mim que sou um miserável. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade.

Eu vos prometo, ó Bendito Judas Tadeu, lembrar-me deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém.

São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam vosso auxílio.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Horário de verão

Durmo muito tarde, tenho o sono leve, não consigo sair da cama quando o despertador toca. Obviamente que depois de uma noite mal dormida, o dia fica difícil. Este é o resumo da minha primeira semana no horário de verão. Acho que o meu organismo ainda não se adaptou. A coisa já foi mais fácil. Será a idade?

Sei que a economia é grande. Mas qual o destino do dinheiro não gasto? Alguém já viu uma obra com os dizeres "esta obra foi financiada com verba proveniente de economia com o horário de verão"?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Muito mais as mineiras

Ontem assisti o novo seriado da Globo, As Cariocas. Achei exploração da sensualidade feminina por demais. Tudo bem. Prefiro acreditar que se trate de uma obra não real. Mas sou bairrista. Muito mais as mineiras. Nada que uma zoiadinha mineira e que um bom papo não resolva, num é não, uai?! E que o diga Drummond!




As Mineiras

O sotaque das mineiras deveria ser ilegal, imoral ou engordar. Porque, se tudo que é bom tem um desses horríveis efeitos colaterais, como é que o falar, sensual e lindo ficou de fora? Porque, Deus, que sotaque!
Mineira devia nascer com tarja preta avisando: ouvi-la faz mal à saúde. Se uma mineira, falando mansinho, me pedir para assinar um contrato doando tudo que tenho, sou capaz de perguntar: "só isso?" Assino achando que ela me faz um favor.
Eu sou suspeitíssimo. Confesso: esse sotaque me desarma. Certa vez quase propus casamento a uma menina mineira que me ligou por engano, só pelo sotaque.
Os mineiros têm um ódio mortal das palavras completas. Preferem, sabe-se lá por que, abandoná-las no meio do caminho (não dizem: pode parar, dizem: "pó parar").
Os não-mineiros, ignorantes nas coisas de Minas, supõem, precipitada e levianamente, que os mineiros vivem- lingüisticamente falando - apenas de "uais", "trens" e "sôs". Digo-lhes que não. Mineiro não fala que o sujeito é competente em tal ou qual atividade, fala que ele é "bão de serviço". Pouco importa que seja um juiz de direito, um jogador de futebol ou um ator de filme pornô. Se der no couro - metaforicamente falando, é claro - ele é "bão de serviço".
Mineiras não usam o famosíssimo tudo bem. Sempre que duas mineiras se encontram, uma delas há de perguntar pra outra: "cê tá boa?". Para mim, isso é pleonasmo. Perguntar para uma mineira se ela tá boa é desnecessário.
Vamos supor que você esteja tendo um caso com uma mulher casada. Um amigo seu, se for mineiro, vai chegar e dizer: "Mexe com isso não, sô" (leia-se: sai dessa, é fria, etc). O verbo 'mexer', para os mineiros, tem os mais amplos significados. Quer dizer, por exemplo, trabalhar. Se lhe perguntarem com que você mexe, não fique ofendido, querem saber o seu ofício.
Que os mineiros não acabam as palavras, todo mundo sabe. É um tal de "bonitim", "fechadim", e por aí vai. Já me acostumei a ouvir: "E aí, vão?". Traduzo: "E aí, vamos?". Não caia na besteira de esperar um 'vamos' completo de uma mineira. Não ouvirá nunca.
Eu preciso avisar à língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a mineira. Nada pessoal. Aqui certas regras não entram, são barradas pelas montanhas.
No supermercado, não faz muitas compras, ela compra um "tanto de coisa". O supermercado não estará lotado, ele terá "um tanto de gente". Se a fila do caixa não anda, é porque está "agarrando" lá na frente. Entendeu? Agarrar é agarrar, ora! Se, saindo do supermercado, a mineirinha vir um mendigo e ficar com pena, suspirará: "Ai, gente, que dó". É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas mineiras.
Não vem caçar confusão pro meu lado. Porque, devo dizer, mineiro não arruma briga, mineiro "caça confusão". Se você quiser dizer que tal sujeito é arruaceiro, é melhor falar, para se fazer entendido, que ele "vive caçando confusão". Leitor, você é meio burrinho ou é impressão? A propósito, um mineiro não pergunta: 'você não vai?'. A pergunta, mineiramente falando, seria: "cê não anima de ir?" Tão simples. O resto do Brasil complica tudo. Tem tantos outros... O plural, então, é um problema. Um lindo problema, mas um problema.
Sou, não nego, suspeito. Minha inclinação é para perdoar, com louvor, os deslizes vocabulares das mineiras. Aliás, deslizes nada. Só porque aqui a língua é outra, não quer dizer que a oficial esteja com a razão. Se você, em conversa, falar:- "Ah, fui lá comprar umas coisas..." "Que' s coisa?" - ela retrucará. O plural dá um pulo. Sai das coisas e vai para o que. A conjugação dos verbos tem lá seus mistérios em Minas...
Ontem, uma senhora docemente me consolou: "prôcupa não, bobo!". E meus ouvidos, já acostumados às ingênuas conjugações mineiras, nem se espantam. Talvez se espantassem se ouvissem um: 'não se preocupe', ou algo assim.
A fórmula mineira é sintética. E diz tudo. Até o 'tchau' em Minas é personalizado. Ninguém diz tchau pura e simplesmente. Aqui se diz: "tchau procê", "tchau procês". É útil deixar claro o destinatário do tchau. Então... "Tchau procês!"
Carlos Drummond de Andrade

domingo, 17 de outubro de 2010

Para viver melhor

Reza a lenda que depois da tempestade vem a bonança. Mas e a recíproca, será também verdadeira?

Por aqui tive uma semana do saco cheio maravilhosa, passeando bastante e sem tempo pra descansar. Mas foi só terminar o feriado pras coisas darem uma desabada.

Na tentativa de manter tudo sobre controle, lembrei de um e-mail antigo recebido de um amigo. Não é que ajudou? Esta semana que se inicia promete!





Estratégias Mentais para viver melhor (o que você deve fazer de dentro para fora)


1. Pense sempre, de forma positiva. Toda a vez que um pensamento negativo vier à sua mente, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso da noite para o dia, assim como um atleta, treine muito.

2. Não tenha medo de nada e nem de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um imã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com a nossa melancolia. Ignore-os.

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu quoidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure viver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez

7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, no passado. Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.


Estratégias Físicas (o que você deve fazer de fora para dentro)


1. A água purifica. Sempre que puder vá à praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine que seu cansaço físico e mental e toda a carga negativa estão indo por água abaixo.

2. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Ou escalde-os em água morna. Acrescente um pouco de sal grosso para se descarregar.

3. Mantenha contato com a natureza, tenha em sua casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como um relaxante natural.

4. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer nos sentirmos vivos, aflora a nossa emoção e abre o nosso canal com a alegria.

5. Queime um incenso de vez em quando e purifique o seu ambiente. Prefira fazê-lo na sua casa e aproveite para meditar, respirar profunda e pausadamente, como se fosse uma ginástica mental. A mente também precisa de exercícios.

6. Sinta o aroma das flores e dos perfumes sempre que tiver uma oportunidade. Muitas sensações de conforto se originam num simples ato de inspirarmos delicadamente fragrâncias sutis e agradáveis.

7. Liberte-se! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Tem efeito revigorante para qualquer ser humano. Conheça novos lugares e novas pessoas periodicamente.


Viva a vida!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Post com 1 dia de atraso

Há 16 anos eu morava no Canadá. Recebi por telefone a notícia do nascimento de uma prima. Depois, me mandaram uma fita de vídeo com uma bebezinha que não parava de chorar.

Dezesseis anos se passaram. A bebezinha se transformou em uma adolescente linda, inteligente e divertida, cheia de amigas iguais a ela. Apesar da pequena distância geográfica e dos MUITOS anos que nos separam, ela é a prima com a qual tenho mais afinidades. Somos blogueiras. Seremos colegas de profissão. Muito possivelmente moraremos na mesma cidade.

Obrigada Gi, por ter vindo passar o seu feriado de pré-aniversário conosco, e por ter nos apresentado suas amigas. Voltem sempre!! Ahhh.... e feliz aniversário e um excelente ano novo de vida!

sábado, 9 de outubro de 2010

Holiday advice

O feriado oficial começou hoje, com um céu muito azul em BH, pedindo pra curtir outdoors activities. O meu feriado já começou há uns dois dias, com a chegada de um grupinho de teens. Pra quem ainda não começou a curtir o feriado, fica aqui um conselho recebido por email:

"Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.
E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.
Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

Que tal um cafezinho?"

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sabedoria

Tem dias que começam difíceis. As horas vão passando, e as coisas coisas vão entortando cada vez mais. Quando você acha que o mundo já está de cabeça pra baixo, acontece algo pra te mostrar que o buraco é mais embaixo ainda.
Ai, meio que do nada, numa dessas comunidades virtuais que você acha que só serve para divertir, alguém te diz algo que funciona como uma luz:

Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.
[ Dalai Lama ]

sábado, 2 de outubro de 2010

Conclusões de um sabadão

Não ia comprar um Omnia II. Fui cair na conversa do vendedor, e deu no que deu. É uma marca que não pretendo repetir. Em SP, fiquei sem celular. O queridinho do nada parou de rodar o windows, e ai nada funcionava. Hoje, ao sair pra levar a gracinha do aparelho na assistência técnica, vi que a belezura resolveu ressuscitar. Menos mal?? Com a minha mudança de cidade troco o aparelho (IPhone a caminho?) e a operadora, que vive mais morta que o aparelho.

Preciso de um notebook novo. O meu, que adoro, que perambulou por ai comigo, voltou a apresentar problemas. Antes que os remendos fiquem mais caros que um novo, acho melhor trocar. Me sinto perdida, pois não entendo quase nada de computadores ... Mc(Mac, né MR) Book ou Vaio? Eis a questão ...

Saudades e orgulho de uma guria, que resolveu blogar e está fazendo muito sucesso, e até reportagem em jornal já foi convidada a escrever. Pra quem ainda não conhece, o http://gihcamp.blogspot.com/ é um blog que vale a pena conhecer.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Abraço

"Abraço. Um gesto tão antigo quanto a humanidade, e que significa muito mais que o encontro de dois corpos. Um abraço quer dizer: você não me ameaça, não tenho medo de estar tão perto, posso relaxar, me sentir em casa, estou protegido e alguém me compreende. Diz a tradição que, cada vez que abraçamos alguém com vontade, ganhamos um dia de vida".

Devido a essa passagem e a inúmeras outras que me tocaram a alma é que recomendo a leitura do "O Aleph", de Paulo Coelho. Ainda não terminei. Mas o livro é como um bom vinho, que merece ser degustado aos poucos.

Bom final de semana a todos!