segunda-feira, 19 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
Mudanças
"Que mais deve ser a nossa vida senão uma contínua série de começos, de dolorosas incursões no desconhecido.
Saindo das margens da consciência para o mistério daquilo em que ainda não nos transformamos, exceto em sonhos que a partir daí explodem e dão à luz a fragrância de ilhas que ainda não vimos nas horas em que estamos acordados, do mesmo modo que, às vezes, em viagem, os primeiros ramos floridos da terra que encontramos batem de encontro à quilha, mesmo no escuro, dias antes de surgir a verdadeira terra, a que vem ao nosso encontro.
Tornei-me mais corajoso com a idade, finalmente preparado para todas as mudanças que devemos suportar, quando dolorosamente permitimos que os nossos membros adquiram uma nova forma, quando abandonamos a crosta da nossa carne e deixamos a árvore irromper, ou a traça ou o pássaro nos troca pelo ar. O que é a morte senão a recusa de crescer e sofrer a mudança?"
Uma Vida Imaginária, David Malouf
sábado, 17 de abril de 2010
My weekend
Só vou fazer o que quero, e na hora que estiver com vontade. Portanto, não me amolem!
E sim, além de leitura não jurídica, mereço horas extras de sono, além de um vestido novo, e um sapato também ....
Necessito de momentos assim, quieta comigo, para ter forças e seguir em frente. São coisas que só me fazem bem!
-Eu também, menina.
-Sente falta de si? –
- Não, de você. E dói. [Silêncio]
-Me abraça?
-Sempre."
C.F.A.
Um ótimo final de semana a todos!!!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Tempo de movimento
terça-feira, 13 de abril de 2010
Fechando a porta
Ontem foi dia de fazer meu mapa astral. Hoje tirei o dia para reescutar a minha consulta e refletir sobre tudo que foi dito, e aproveitei para peneirar tudo o que realmente quero para a minha vida. Que vem ai mudança não é novidade. Estou colhendo algo plantado há alguns anos, e semeado quase que diariamente. A novidade está no que fica, e no que vai comigo, e principalmente dentro de mim. É fato que gostei muito de uma pessoa. Que fiz o possível para estarmos e continuarmos juntos, também é verdade. Mas não deu. A mão dupla não funcionou. Da minha parte, não sei se foi amor, paixão, um simples gostar ou uma carência imensa. Ele não entrou de vez, mas manteve o pé na porta, meio que bloqueando a minha saída. Só que decidi não levar comigo uma porta entreaberta. A canceriana voltou, sozinha, para a sua concha. Pelo menos até achar alguém disposto a também fazer concessões. Não sei se quero me casar e ter filhos, mas sei que busco alguém disposto a, de alguma forma, dividir a sua vida com a minha, com tempo e energia para investir em um relacionamento. Alguém que goste de fazer e receber surpresas. Que ligue para dar um "oi" e dizer que está com saudades. Que planeje momentos junto comigo. Fecho uma porta que você teimou em deixar entreaberta, e sigo em frente. Feliz.
Solucionar problemas ou criar novos...it´s up to you!
Nos últimos dias tenho me divertido horrores com as palavras do "Guro do Amor", no facebook. Alguns conselhos vieram em hora muito certa, outros foram pura diversão mesmo. Hoje cedo, ao acessar a página inicial do FB, vi uma dica do tal guru na página de uma amiga que me surpreendeu. Achei a frase muito sábia, e ainda complemento: se a atitude da frase não der certo, é sinal que the game is over. É hora de tirar o time de campo e partir pra outra, sem medo de ser feliz.
Segue a frase:
"Discutir a relação é o primeiro passo para o fim. Ao invés de discutir sobre o que te desagrada, tente agradar o outro, e ele fará o mesmo."
A polêmica está lançada ... o que vocês acham?
Ah, já os conselhos de Caio Fernando Abreu que eu tenho recebido merecem um post especifico. Aguardem!
domingo, 11 de abril de 2010
Dia de desacelerar
sábado, 10 de abril de 2010
Presente enviado por um amigo
Era fascinado por olhos verdes, como se as pessoas de olhos verdes nunca revelassem tudo, escondendo por trás daquela cor uma vida secreta, profunda, como a dos gatos".
(Limite Branco, Caio F.)
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Se não gosta do que está recebendo, observe o que anda emitindo
Não é que tive a grata surpresa de, ao enviar coisas boas, começar a receber coisas boas? Não aconteceu nada de extraordinário no meu dia (bom, é bem verdade que ganhei casa em Floripa, com cama, comida, roupa lavada e vista pro mar, é só ver os comentários do post anterior) mas ao tentar ser gentil e educada com as pessoas, o meu humor interno realmente melhorou e o dia ficou mais leve. Acho que está na hora de voltar a ler Deepark Chopra. E pra completar, ainda é sexta-feira!
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Vem ai mais um!
Só não consegui entender o motivo pelo qual os não apreciadores do jiló (eu, no caso) foram excluidos esse ano...reparem que tem jiló em todos os pratos ... acho que BH não me quer por aqui mesmo. É realmente chegada a hora de partir ...
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Sangue que pulsa nas veias
Sei que de nada adianta ficar ansiosa, mas existem algumas coisas que simplesmente não consigo controlar.
Acontecimentos políticos desta semana fazem o meu coração quase sair pela boca, pois podem decidir a minha vida profissional.
Cada aviso de e-mail recebido ou toque ao telefone é acompanhado de taquicardia.
Não deveria ser assim ... mas tenho sangue que pulsa nas veias, e existem coisas que infelizmente (?) não consigo controlar.
domingo, 4 de abril de 2010
Fazendo o possível
Mas neste post eu queria falar sobre coisas possíveis de serem planejadas e controladas. Sou chocólatra assumida. Antes mesmo da chegada da páscoa, já havia devorado alguns ovinhos. Mas esse ano resolvi me controlar. Prometi a mim mesma que o domingo de páscoa seria sem exageros. E assim foi. Almocei e jantei fora. Ganhei bastante chocolate. Só que resolvi mudar algumas atitudes, em nome da saúde e do bem estar. Termino o dia, no quesito controle da alimentação, com chave de ouro. Muito desse controle decorre de um texto que li outro dia, sobre dieta. Segue o texto aos interessados:
Por Marjorie Umeda
1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Você pode ter sido gordinha na infância ou adolescência e até apresentar uma facilidade para acumular peso. Porém, ser magra ou gorda é uma questão de escolha e não um presente ou um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.
2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa, comeu mais na festa ou foi além do que queria no jantar? A diferença está em como você encara essa situação. "Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Comeu demais? Retome o seu planejamento no dia seguinte".
3. Preciso comer para continuar magra. Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, seu metabolismo desacelera e aí fica bem difícil perder o excesso. Portanto, se alimente a cada três horas.
4. Tudo o que gosto de comer me faz bem. Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! "O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira de bombons", diz Fernanda Fernandes, gerente nacional do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso.
5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo.
6. Irresistíveis são as minhas curvas, não as frituras da happy hour! Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente. Se você "pensa magro", em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitoriosa por se manter firme no seu plano.
7. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. "E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste", adverte Tommaso.
8. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.
9. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.
10. Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. "Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, uma partida de baralho ou uma ligação para uma amiga. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida.
11. Planejo o meu cardápio. Perceber a importância das suas escolhas e ganhar o controle do emagrecimento evita imprevistos. Programe suas refeições! Se não tiver na dispensa e na geladeira as melhores opções, vai acabar comendo qualquer coisa - e se arrependerá depois.
12. Só desisto depois de tentar. Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Se não estiver muito animada em emagrecer, é capaz de desistir antes mesmo de tentar. Portanto, em vez de lamentar, parta para a ação! Só critique um método se experimentá-lo e realmente não der certo.
13. O meu esforço vale um biquíni. Ou uma minissaia, a segurança de tirar a roupa na frente do namorado, o prazer de entrar naquela calça jeans... Cada uma tem a sua listinha do que deseja e sabe por que está comendo de um jeito mais equilibrado. Faça a sua e lance mão dela sempre que o desânimo bater à porta.
14. Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da auto-sabotarem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Você fica pensando se a academia está mesmo ajudando a modelar as curvas, se vale a pena ficar sem tomar aquele sorvete... Não desista! Reveja esses conceitos até exterminá-los. Liste seus progressos e prove para você mesma que está tendo avanços.
15. Começo a me servir no quilo pelas saladas. No almoço, sempre inicie o prato pela salada, independentemente da ordem proposta pelo restaurante que freqüenta. Em seguida, escolha uma proteína (filé de frango, peixe ou carne) e só depois complete com a porção de carboidrato. Isso vai ajudá-la a só pegar o que realmente deve comer.
16. Eu mereço sempre o melhor. Pensando assim, não só vai atrás da sua melhor forma como fica mais exigente, evitando exageros. "Então, prefere tomar apenas uma taça de vinho, e não duas garrafas, para aproveitar a bebida", fala Fernanda Fernandes, dos Vigilantes do Peso. O mesmo vale para o chocolate. "Dá até para pagar mais caro por um importado, já que vai comer somente um pedacinho", completa.
17. Se a fome aparece antes da hora, bebo água. Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome, principalmente se você está comendo um pouco menos do que gostaria. Quando isso acontecer, antes de fazer uma refeição ou partir para um lanchinho, tome um copo de água. De repente, você pode descobrir que era só sede mesmo.
E o mais legal é descobrir que os 24 pensamentos acima listados não servem só pra dieta ... podem ser adaptados em praticamente TODOS os setores de nossas vidas!
Beijo grande e ótima semana a todos!!!
sábado, 3 de abril de 2010
Clarice e Bern
“Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro... Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu... Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você, sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma”